158 Unidades de Conservação estão em chamas no Brasil


Um incêndio florestal de grandes proporções atinge a Área de Proteção Ambiental (APA) em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, em Mato Grosso. O fogo já destruiu quase 6 mil hectares na região. De acordo com o monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 158 unidades de conservação apresentam focos de incêndio nesse momento. As Unidades de Conservação são de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do ½ Ambiente.

Apenas a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, no Pará, apresenta 964 focos de incêndio no momento em que este post foi escrito. A APA do Rio Pardo, em Rondônia, apresentava outros 339 focos. O Parque Nacional de Brasília também está chamas.

O fogo na Chapada dos Guimarães iniciou na semana passada. Conforme o ICMBio, a área atingida até o momento 5.955 hectares nos municípios de Chapada dos Guimarães e em Cuiabá.


Com base nos focos de calor e nos dados obtidos nos reconhecimentos aéreo e terrestre, estima-se que o fogo atingiu aproximadamente 4.875 hectares na APA Estadual da Chapada dos Guimarães, 800 hectares fora de unidades de conservação, 225 hectares no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e 55 hectares na APA Municipal Aricá-Açu.

E o Ministro trabalhando para ferrar a pecuária nacional (Entenda).

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários