Fiscais e caçadores trocam tiros em Unidade de Conservação; cinco pessoas foram baleadas, uma pessoa morreu


Fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entraram em confronto com caçadores nas imediações do Parque Nacional (Parna) Serra da Capivara, no Sul do Piauí. O confronto ocorreu por volta das 14h da tarde desta sexta-feira (18) e resultou na morte de um dos guardas do ICMBio. Outros três guardas e dois caçadores foram baleados.

Os caçadores feridos ainda estariam na mata. Equipes da Polícia Militar estão se deslocando para o local. O confronto ocorreu do lado norte do parque, no município de João Costa, no qual não há visitação do público.

Não é a primeira vez que confronto entre caçadores e fiscais ambientais termina em morte: Veja aqui outro caso.

O Parque Nacional da Serra da Capivara é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação em função da ocorrência de diversos sítios arqueológicos. A Unidade de Conservação é administrada pela arqueóloga Niéde Guidon, diretora-presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham).


Guidon construiu uma forma inovadora de administrar o parque dando emprego aos caçadores locais como guardas-parque. Com a fonte de renda vinda da proteção ambiental, os caçadores deixaram de ser inimigos do meio ambiente e passaram a protegê-lo.

Ocorre que a principal fonte de recursos do Parque eram doações feitas pela Petrobrás. Com a quase falência da companhia em função da rapinagem política os repasses foram suspensos e a Fundação de Guidon começou a demitir os guardas-parque locais.

Este blog mostrou esse processo de sucateamento do Parna da Serra da Capivara.Veja aqui. Inclusive sugerirmos que empresas do agro assumissem a manutenção do parque como forma de aproximação com o movimento ambiental. Veja aqui.

Nada aconteceu. O Parna continuou abandonado como a maioria das Unidades de Conservação brasileiras. Eis aí o resultado.

Foto: Claudia Regina sob Creative Commons.

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários