Um dia após o presidente Michel Temer editar um decreto extinguindo a Reserva Nacional de Cobre (Renca), criada em 1984 pelo Governo Militar entre o Pará e o Amapá, a modelo brasileira Gisele Bündchen deu mais um piti nas redes sociais. A modelo já havia reclamado da ação do Governo para resolver o problema dos colonos da Floresta Nacional do Jamanxim. Gisele Bündchen não sabe o que é a Renca.
“Vergonha! Estão leiloando nossa Amazônia! Não podemos destruir nossas áreas protegidas em prol de interesses privados”, afirmou a socialite, que também compartilhou um texto da WWF, ONG ambientalista que anda espalhando mentiras sobre a Renca..
A Renca não é uma área protegida, Gisele! Foi criada pelos militares para bloquear a lavra de minério por empresas internacionais. Pelo decreto de criação da reserva, apenas uma empresa estatal poderia pesquisar e explorar minérios eventualmente encontrados no quadrilátero demarcado.
De 1984 até hoje, o ambientalismo e o indigenismo demarcaram tantas terras indígenas (TIs) e unidades de conservação (UCs) que apenas 30% do quadrilátero original pode ser utilizado. É muito provável que a maior parte do minério esteja bloqueado para sempre pelas ONGs internacionais nas TIs e nas UCs de proteção integral. O efeito do decreto de Temer será pífio porque as ONGs foram mais rápidas.
O Governo militar tentou impedir que as potencias internacionais explorassem nosso minério criando a Renca e as ONGs internacionais terminaram impedindo que o Brasil explorasse seu próprio minério demarcando áreas sobre ela. O Brasil e os brasileiros já perderam, mas Gisele, a socialite de Nova York casada com um americano e com filhos americanos, pretende nos impor ainda mais perdas.
Mas mesmo assim o WWF anda emprenhando Gisele Bündchen pelos ouvidos com suas mentiras habituais. A ação da ONG fez a socialite que vive em Nova York dar mais um piti contra o Brasil e seu povo. Veja aí:
— Gisele Bündchen (@giseleofficial) 24 de agosto de 2017Foto Bob Bekian sob Creative Commons.
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.