Frigoríficos só comprarão carne de pecuaristas que não desmatem mais, mesmo que tenham condições legais. |
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o Ministro do ½ Ambiente, Sarneyzinho Filho, defendeu a recategorização do Floresta Nacional do Jamanxim e anunciou um acordo com frigoríficos para o controle da cadeia da carne. "Quando se criou a Unidade de Conservação colocaram-se no mesmo balaio os proprietários de boa-fé e os grileiros", disse Sarneyzinho ao Valor.
Como este blog já mostrou diversas vezes, a Floresta Nacional do Jamanxim foi criada em 2006 sobre uma área parcialmente ocupada por colonos amazônia. Floresta Nacional é uma categoria de Unidade de Conservação incompatível com a colonização. Por conta disso, os amazônidas terão que ser expulsos da área caso não haja a recategorização.
Não é a primeira vez que Sarney Filho faz essa afirmação publicamente. Já mostramos isso aqui inclusive em vídeo no post: Flona do Jamanxim foi criada sobre propriedades produtivas, diz Sarney Filho
Por conta desse problema, o Governo enviou uma Medida Provisória ao Congresso no final do ano passado. Mas, em função de um golpe que o próprio Sarney Filho tentou dar ampliando a área do complexo de Unidades de Conservação até o Rio Jamanxim, a população local rejeitou o texto e pressionou o Congresso a desfazar o golpe alterando a MP.
Sob pressão de ONGs que pretendem expulsar os colonos mantendo o status de Flona na área do Jamanxim, o Governo vetou a Medida Provisória. Mais uma vez o Executivo enviou um projeto de lei para tentar resolver o problema dos colonos.
Print da página do Valor na internet |
Na entrevista ao Valor Econômico, Sarney Filho anunciou em primeira mão a moratória da carne legal. De acordo com o Ministro, a moratória será um acordo para que os frigoríficos só comprem carne de pecuaristas que não desmatem mais, mesmo que tenham condições legais de desmatar. "Que fiquem em suas áreas e não desmatem mais", disse Sarneyzinho Filho ao jornal.
Lá vem mais bucha no elo fraco na cadeia da carne: o pecuarista.
Há tempos o ambientalismo uso os frigoríficos para pressionar o elo fraco da cadeia a mudar de comportamento. Ninguém pensa em compensar o setor rural por desmatamento evitado. O esforço desse ambientalismo irresponsável, do qual Sarney Filho é um exemplo, é para ferrar o agro.
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil editada no Fotor.com
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.