O ministro do ½ Ambiente da Noruega, Vidar Helgesen, diz que não haverá tolerância com desvio de recursos dados por seu país para combater o desmatamento no Brasil |
Em entrevista publicada nas páginas amarelas da revista Veja dessa semana, o Ministro do ½ Ambiente da Noruega, Vidar Helgesen, não mostrou contradição entre financiar ações de comando e controle para proteção de florestas na Amazônia com petrodólares. "Enquanto petróleo e gás forem necessários, vamos extraí-los", disse Helgesem à Veja.
Perguntado sobre como a Noruega pretende equilibrar sua economia dependente da exploração do petróleo com suas ações de proteção da natureza, Helgesen seu a seguinte resposta:
"Estamos passando por uma transformação verde significativa. Sabemos que nos cenários de energia das próximas décadas os renováveis vão se tornar dominantes e haverá crescimento exponencial nesse setor. Enquanto petróleo e gás forem necessários, vamos extraí-los da maneira mais sustentável e sensível possível. Mas, no fim, é a demanda que definirá até quando e o quanto serão necessários. O setor de transporte é o maior consumidor e assumimos a liderança para diminuir a demanda. Temos uma política de transporte elétrico que é a mais ambiciosa do mundo. Um terço dos veículos vendidos no país é elétrico ou híbrido e isso demonstra que é possível diminuir a demanda."
Para quem não sabe a Noruega ainda permite caçar baleias e vive dos dólares que ganha exportando petróleo. Também é dona de empresas que ganham dinheiro desmatamento a Amazônia legalmente.
O ministro norueguês também falou sobre o monitoramento da Amazônia:
"Se falarmos sobre desmatamento, há um monitoramento global, com imagens de satélites e disseminação de informações, que criou transparência sem precedentes sobre o que acontece nas florestas. Organizações criminosas e políticos não podem mais se esconder dos fatos que surgem em tempo real. Fica mais difícil ser passivo quando todos sabem que algo de errado aconteceu. Aplicativos ajudam consumidores a fazer as escolhas certas, preferir produtos livres de desmatamento e de substâncias nocivas."
Este blog já mostrou como a Noruega financia a atuação de uma militar na Amazônia contra o povo brasileiro. Mostramos também como a atuação da Noruega é considerada uma falha de soberania pelo Exército brasileiro.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.