#URGENTE Sarney Filho é convocado a prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados


A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) requerimento do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) de convocação do ministro do ½ Ambiente, José Sarneyzinho Filho. Conforme Colatto, que integra a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Sarney Filho deve prestar esclarecimentos sobre a falta de regulamentação das Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e a criação de de Unidades de Conservação sem a devida regularização fundiária.

O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), também membro da FPA, afirmou que o ministro precisa explicar suas atitudes. “Nós já tínhamos ajustado com ele um convite. Infelizmente, ele não veio e não respeitou essa comissão.” Heinze recorda que, após a realização do Cadastro Ambiental Rural, são necessários ajustes que o Ministério do Meio Ambiente não está fazendo. “Precisamos saber como ficam os programas de regularização ambiental”, afirmou o parlamentar gaúcho.


Heinze criticou também a criação aleatória de áreas de preservação. O Brasil possui atualmente 71 parques nacionais. São 24 na Mata Atlântica, 20 na Amazônia, 15 no Cerrado, 8 na Caatinga, 3 no bioma marinho e 1 no Pantanal. Parques são áreas de conservação, normalmente extensas, destinadas à proteção de ecossistemas. São destinadas à conservação, pesquisa e turismo.


Sarney Filho enrolou por três vezes os deputados marcando datas para comparecer à Comissão de Agricultura e desmarcando em cima da hora. O Deputado Lucio Mosquini, de Rondônia, chegou a chamar de "falta de respeito" de Sarney Filho para com os deputados.

Com a aprovação do requerimento, caso não compareça perante os deputados, Sarney Filho será processado por crime de responsabilidade.

Com informações da FPA e imagem de Antonio Cruz/Agência Brasil

Este blogger aconselha FORTEMENTE que alguém paute e qualifique as perguntas que os deputados farão a Zequinha. Caso contrário, raposa velha, Sarneyzinho sairá da reunião achando graça.

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários